Quando será a cerimônia do Bola de Ouro 2024?
A revista francesa France Football anunciou nesta quinta-feira que a cerimônia da Bola de Ouro 2024 será realizada no dia 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. Os finalistas serão divulgados no dia 4 de setembro. A partir deste ano, a Uefa se junta à organização do tradicional prêmio.
Prêmios que serão concedidos
Serão entregues dez prêmios no total. Os mais prestigiados são a Bola de Ouro para o melhor jogador e a melhor jogadora. Em 2023, Messi conquistou o prêmio pela oitava vez, enquanto Bonmatí foi a vencedora no feminino.
A Bola de Ouro de 2024 introduzirá duas novas categorias, reconhecendo pela primeira vez os melhores treinadores no futebol masculino e feminino. Essas categorias se somam às já tradicionais: Bola de Ouro masculina, Bola de Ouro feminina, Troféu Kopa (melhor jogador com menos de 21 anos), Troféu Yashin (melhor goleiro), Troféu Gerd Müller (artilheiro da temporada anterior), troféu de clube masculino do ano e troféu de clube feminino do ano.
-
- Bola de Ouro (masculino), para o melhor jogador da temporada
- Bola de Ouro (feminino), para a melhor jogadora da temporada
- Clube do Ano (masculino), para o melhor time da temporada
- Clube do Ano (feminino), para a melhor equipe da temporada
- Troféu Kopa, para o melhor jovem da temporada
- Troféu Yashin, para o melhor goleiro da temporada
- Troféu Gerd Müller, para o artilheiro da temporada
- Prêmio Sócrates, para iniciativas em projetos sociais
- Técnico do Ano (masculino), para o melhor treinador da temporada
- Técnico do Ano (feminino), para o(a) melhor treinador(a) da temporada
Quem são os favoritos ao prêmio?
Vinicius Junior é apontado pela imprensa internacional como um dos favoritos para conquistar a Bola de Ouro. Na temporada 2023/24, o atacante brasileiro brilhou no Real Madrid, que venceu a Champions League, onde ele foi eleito o melhor jogador do torneio, além de conquistar a La Liga e a Supercopa da Espanha. Com a camisa do clube espanhol, Vinicius marcou 24 gols e deu nove assistências. Pela seleção brasileira, ele ainda tem a Copa América pela frente, que será realizada em junho e julho.
O desempenho dos atletas na Copa América e na Euro 2024 será considerado na premiação da Bola de Ouro, portanto, ainda é prematuro definir quem lidera a corrida pela honraria. No entanto, com base no desempenho individual e nas conquistas coletivas na temporada de clubes na Europa, dois nomes emergem como fortes candidatos: Vinicius Júnior e Jude Bellingham, ambos do Real Madrid. Kylian Mbappé, que alcançou a Tríplice Coroa nacional com o PSG, também está na disputa.