Nesta quinta-feira, o Al-Qadsiah oficializou a contratação de Nacho Fernández. O zagueiro espanhol de 34 anos, ex-capitão do Real Madrid, assinou um contrato de duas temporadas com o clube recém-promovido à liga saudita. Segundo o jornal espanhol “Marca”, ele receberá cerca de 10 milhões de euros (R$ 58 milhões) por ano.
“Poderia tentar mais um ano, mas aqui (no Real Madrid) não vale nada que não seja estar no nível máximo. Não falta nada para ganhar com essa camisa, mas não quer dizer que já não tenha ambição. Sempre tive claro que nunca queria enfrentar o Real Madrid. Para jogar na Europa, eu teria ficado, mas precisava de uma experiência completamente diferente. Jogar contra o Real Madrid nunca foi uma opção” em entrevista coletiva nesta quinta, na concentração da seleção da Espanha que disputa a Eurocopa, na Alemanha.
Nacho jogou no Real Madrid desde a infância e informou ao clube no início do ano que não renovaria seu contrato, que termina no final de junho. Inicialmente, seu futuro parecia ser na MLS, nos Estados Unidos, mas uma proposta do Al-Ittihad influenciou sua decisão de se mudar para o futebol saudita.
Esta semana, o presidente da liga saudita, Omar Mugharbei, destacou a necessidade do Al-Qadsiah por um zagueiro, o que tornou a transferência de Nacho para lá uma escolha acertada, conforme relato do jornalista Sacha Tavolieri. No novo clube, o defensor será treinado por Michel, ex-jogador do Real Madrid e ex-técnico do Castilla, a equipe B do clube merengue.
Nacho nunca foi uma figura central no Real Madrid, mas viu seu papel crescer na última temporada devido às lesões de Militão e Alaba. Como o jogador mais antigo no clube, assumiu a braçadeira de capitão após a saída de Benzema. Na temporada da Champions League de 2023/24, foi titular em 11 dos 12 jogos, incluindo a final.
Ao longo de sua trajetória no Real Madrid, Nacho acumulou 364 partidas, com 16 gols marcados e oito assistências. O zagueiro contribuiu para a conquista de 26 títulos, incluindo seis taças da Champions League. Ao lado de Modric, é um dos jogadores com mais troféus na história do clube espanhol.